JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Sete milhões de sonhos. Um só planeta. Consumir com cuidado

Mission Possible: World Environment Day 2015

WORLD ENVIRONMENT DAY 2015

ED

“The principal greenhouse gases are carbon dioxide (CO2), methane (CH4), nitrous oxide (N2O), and a collection of man-made halocarbons. Carbon dioxide accounts for more than 60 percent of atmospheric emissions and is therefore central to any mitigation strategy. The principal anthropogenic sources of CO2 emissions are consumption of fossil fuels (about 78 percent of the total) and land use changes, mainly deforestation. About half the carbon released from fossil fuel combustion goes into the atmosphere.’’

Economics and the Challenge of Global Warming

Charles S. Pearson

 

A 5 de Junho de cada ano, e desde 1973, é celebrado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 15 de Dezembro de 1972, ao iniciar-se a “Conferência de Estocolmo”, que teve como pilar fundamental o ambiente. O “Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA na sigla em língua inglesa) ” definiu como tema para este ano, "Sete mil milhões de sonhos. Um só planeta. Consumir com cuidado".

 

O objectivo é o de conseguir que a população mundial tenha consciência e se aperceba de temas ambientais específicos, mas que também, os governos e empresas, que são actores fundamentais da mudança, possam promover transformações em termos de atitude, cooperação e acções responsáveis, que permitam o desenvolvimento sustentável global e um futuro possível para as próximas gerações.

A sustentabilidade, converteu-se na última década, numa área fundamental a ter em conta pelas empresas, ainda que mais não seja, pela pressão que exercem os consumidores, cada vez mais atentos às suas acções e dispostos a premiar e castigar marcas e produtos, assim como de diferentes organismos da sociedade civil e, legislações específicas nos diferentes níveis supranacionais, nacionais e locais.

Existem, empresas que há anos avançam proactivamente, convertendo a sustentabilidade no eixo das suas estratégias, sendo as que vão de encontro às muitas oportunidades de negócios que oferece este novo paradigma. A empresa multinacional anglo-holandesa, Unilever, que fabrica bens de consumo, é por exemplo, uma das líderes em sustentabilidade à escala global e de consumo de massa.

A empresa tem um “Plano de Vida Sustentável”, que compreende diferentes iniciativas ligadas à sustentabilidade, tendo anunciado recentemente a redução de um milhão de toneladas de dióxido de carbono na sua cadeia de produção à escala mundial, desde 2008. A empresa diminuiu ainda, em 20 por cento o consumo de energia, correspondente à utilizada para pôr em funcionamento quarenta fábricas.

Os benefícios da sustentabilidade também se traduzem em poupanças económicas, dado que conseguiu reduzir os custos em mais de duzentos e quarenta milhões de euros. A Unilever para ajudar a combater as alterações climáticas, fixou uma meta para 2020, que consiste em reduzir para metade o seu impacto ambiental, o que implica diminuir a emissão de “Gases de Efeito de Estufa (GEE) ” e proteger os recursos da água e energia ao longo do ciclo de vida dos seus produtos.

O que distingue e marca a diferença nas políticas ambientais da Unilever, é que as acções não se reduzem a modificações nas suas fábricas, poupança energética e de recursos ou utilização de energias alternativas, mas também no lançamento de produtos concentrados e que reduzem o impacto ambiental.

A sua meta global é reduzir 40 por cento dos GEE por tonelada de produção, tentando assim, para além dessa redução, também diminuir a água e energia por parte do consumidor e na lavagem de roupa, tendo começado a desenvolver produtos concentrados de maior rendimento para diminuir o consumo de água e energia nas ditas operações. Se os consumidores utilizassem estes produtos, ao serem aptos para programar as máquinas de lavar roupa em ciclo curto de lavagem, teriam uma poupança de 60 por cento de energia, reduzindo os GEE libertados para a atmosfera. E, se acaso comprassem sobressalentes económicos, o consumidor diminuiria 30 por cento de plástico e 35 por cento de cartão da geração de resíduos.

A empresa multinacional americana “General Electric Company (GE)”, que presta serviços  e tecnologia de vanguarda, destaca-se no mundo pelo desenvolvimento em matéria de eficiência energética e sustentabilidade. Através das suas diferentes áreas de negócios, avança a passo firme, e desde a “GE Energy Management”, que se destina à criação e distribuição de energia, a empresa desenvolveu a “GE Predictivity”, que é uma solução de Internet industrial para manutenção preventiva, que está a transformar a indústria de criação de energia, que se complementa com um programa de mega dados que armazena e analisa a informação, para tornar mais eficiente a monitorização, planeamento e administração do serviço neste tipo de indústria.

A área de negócios “Power & Water”, em matéria de gestão eficiente da água para uso industrial, desenvolve tecnologias químicas para o tratamento de águas de sistemas de arrefecimento, sistemas de geração de vapor, efluentes líquidos e processos industriais, tais como a produção e refinação de petróleo, mineração, petroquímica, alimentos e bebidas e criação de energia, entre os principais.

Estes sistemas garantem processos industriais mais limpos e sustentáveis e aumentam com a revolução da análise de dados, e a sinergia que se obtém pela integração de diversos sistemas, aplicando o desenvolvimento de tecnologia aplicada a processos para o tratamento de águas industriais, água potável e água para a agricultura.

A empresa "Treasury Petroleum Fields" é uma das principais clientes da GE neste tipo de negócio. A empresa conseguiu importantes melhorias no processamento de efluentes pela aplicação da tecnologia americana para o tratamento e reutilização de água em processos industriais. A “GE Aviation”, como fornecedor mundial de serviços de aviação e fabricante de turbinas para aviões, fornece turbinas e motores desenhados a partir de um conceito sustentável, dado que consegue reduzir as emissões poluentes, os níveis de ruído e melhora o rendimento e a eficiência do combustível.

A “GE Lighting”, desenvolve tecnologia LED, que vai além da sua funcionalidade, para oferecer outro tipo de serviços, através de uma interconexão, entre todos os pontos de luz, a uma plataforma de dados, ligada à Internet industrial, que permite criar cidades e ambientes inteligentes. A tecnologia LED da GE consome entre 50 por cento e 80 por cento menos de energia, sem redução do rendimento luminoso. Têm uma vida útil de cinquenta mil horas, não necessitando de manutenção anual, e combinada com controlos inteligentes de iluminação pode atingir poupanças superiores.

A empresa brasileira “Natura”, tem a particularidade da sustentabilidade fazer parte do núcleo central do seu negócio, pois trabalha com as comunidades locais na obtenção de recursos e factores de produção para os seus produtos, criando um círculo virtuoso comunidade - ambiente - negócios. A empresa é a primeira de capital aberto da América do Sul a receber a certificação como empresa B.

A entrada no “Movimento B Corp”, que nasceu nos Estados Unidos há dez anos e que começa a instalar-se em outros países, incluindo Portugal, como sistema B, é uma referência aos benefícios sociais e ambientais que se propõem as empresas que dela fazem parte. A certificação foi outorgada pela organização sem fins lucrativos B Lab dos Estados Unidos, após um estudo exaustivo ao impacto causado pelas empresas candidatas, e garantida pelo seu representante na América do Sul Sistema B, por considerar a “Natura”, como uma empresa que associa o crescimento económico, com a promoção do bem-estar social e ambiental e pelo seu compromisso de criar impacto positivo nas sociedades e comunidades onde actua.

As B Corps são um novo tipo de empresas que utilizam os seus negócios para solver problemas sociais e ambientais. A certificação B Corp é considerada, como o mais elevado padrão de negócios socialmente responsáveis. Existem quase mil e duzentas empresas B certificadas no mundo. A “Natura”, dentro das iniciativas que desenvolveu é de destacar o seu compromisso com as alterações climáticas, a gestão de resíduos, a promoção da sociobiodiversidade e o cuidado da água, tendo atingido a meta de redução de 33 por cento das emissões relativas a GEE, em 2013.

A partir dessa data, a “Natura”, tem-se consolidado como empresa de carbono neutro, compensando as emissões que não podem ser evitadas por meio da compra de projectos de crédito de carbono, que proporcionam benefícios socioambientais.

 

Jorge Rodrigues Simão, in “HojeMacau”, 16.06.2015
Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

paineliii.jpg

Citações e Provérbios

"Be faithful to that which exists within yourself."
Andre Gide

Visitas