JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Suícidio assistido anunciado e cometido

O CRISTÃO E A EUTANÁSIA

Sim ou não à Eutanásia!?

Papa diz que abandono de idosos é 'eutanásia mascarada'

Opiniões do novo Papa sobre alguns temas sensíveis

Eutanásia: Brittany Mynard morreu no dia que escolheu

eutanasia

Holanda e a Bélgica são dois países da União Europeia onde a eutanásia é legal.  A idade a que actualmente se morre é muito avançada, um benefício que contém algum veneno, uma vez que as tecnologias, que permitem alargar a vida, dão lugar a que esta possa ser prolongada para além do desejável, como muitos defendem.

Em Portugal, ninguém sabe o que se passa com os doentes terminais. Se existem médicos, que por piedade, aliviam as suas dores, apressando a sua morte, outros há que, com medo de serem denunciados - a prática é, note-se, um crime - o não fazem. Há, por outro lado, o caso do prolongamento artificial da vida, aquilo a que, nos meios clínicos, se chama "o encarniçamento terapêutico", que pode ir desde a tubagem naso-gástrica à ligação a um ventilador. A quem compete decidir sobre estas matérias? Aos doentes? Aos familiares? Aos clínicos? Aos tribunais?

 

Mais uma vez, ninguém conhece a resposta…

Se quiserem aprofundar a matéria basta solicitar, formulários de uma clínica, como a "Dignitas", sediada em Zurique, onde, tal como na Holanda,Bélgica e alguns estados dos Estados Unidos, a eutanásia é legalmente praticada. É de supor que ninguém deseja morrer num país longínquo. É de crer que preferem lutar para que, em Portugal, a situação legal seja alterada. É difícil, porque a maioria das pessoas prefere não pensar no tema. E a maioria cristão prefere que a criminalidade do acto permaneça.

A morte é, ou era, a coisa mais natural do mundo. Pior, infinitamente pior, do que a sua ocorrência é o que as tecnologias médicas podem fazer aos pacientes. O problema, não o nego, é complicado. De qualquer forma, aqueles que, pretendem escolher a forma de morrer, ainda que como cristão seja contra, sou de aceitar a decisão dos outros e que por tal razão ou irracionalismo não podem ser impedidos de o fazer, devido ao receio do Estado em enfrentar a maioria correcta em termos biblicos e legais "pró-vida’.

Muitos têm sido os casos clantestinos e públicos e as diversas formas como a eutanásia ou suícidio assistido legalmente punível é praticado, mas é chocante para os cristãos verem o mediatismo que rodeou o caso Brittany Maynard, de 29 anos, que morreu no passado dia 1 de Novembro. Foi uma morte anunciada e praticada na forma de suicídio assistido no dia que escolheu para evitar o sofrimento de uma morte lenta provocada pelo cancro no cérebro. Uma forma de fujir ao sofrimento, mas também a fraqueza de matar a esperança em que os cristãos acreditam, pois para Deus não existem impossíveis. Pior será certamente a sua eternidade afastada do Criador.

 

 

Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

coimbra_ii.jpg

Citações e Provérbios

"Be faithful to that which exists within yourself."
Andre Gide

Visitas