
A Qualificação Profissional é a força externa que maior impacto pode trazer às organizações, seguida por Factores de Mercado e Tecnológicos, representando a Qualificação de Pessoas 87%, os Factores de Mercado 74% e a Tecnologia 73%.
No mundo, factores tecnológicos lideram a lista, representando a Tecnologia 74%, a Qualificação de Pessoas 69% e os Factores de Mercado 68%.
Os executivos consideram o Capital Humano e o Relacionamento com os Clientes como as principais fontes de valor económico sustentável, representando o Capital Humano 81%, o Relacionamento com os Clientes 69%, as Marcas 50% e a Inovação em Produtos e Serviços 48%.
Os executivos consideram a Colaboração e Flexibilidade as características mais importantes nos profissionais, representando o Colaborativo 85%, o Flexível 80% e o Criativo 70%.
Estas três qualidades estiveram presentes nas respostas de lideres de empresas de alto rendimento, ou seja, os que actuam nas organizações que obtiveram melhores resultados financeiros mesmo em períodos de oscilação económica.
Os presidentes de empresas acreditam que os meios de comunicação social terão importância significativa na interacção de empresas com os seus clientes. Os meios de comunicação social devem mesmo ser utilizados para este fim. Actualmente os meios de comunicação tradicional representam 35% e nos próximos três anos 17%. Os meios de comunicação social como o Facebook e o Twitter representam actualmente 14% e nos próximos três anos representarão 60%.
O Conhecimento sobre os Clientes foi a área apontada como a mais crítica de investimentos que deve chamar a atenção dos Clientes em 77%, Operações 63%, Vendas 60% e Recursos Humanos 58%.
Assim, 71% dos executivos pretendem realizar alterações durante os próximos cinco anos, tendo em vista atender às expectativas dos clientes.
Os executivos concentram-se em Ética e Valores para mobilizar as suas equipas de trabalhadores, mais que em pagamentos, representando a Ética e Valores 86% e o Reconhecimento Financeiro 39%.
Os presidentes das empresas consideram que um líder deve concentrar-se na Inspiração e na Obsessão pelos clientes para alcançar o Sucesso, representado o Inspirador 76%, a Liderança em Equipa 49%, a Obsessão pelo Cliente 60%, a Transparência 48% e o Espírito Competitivo 46%.
Ética, Valores e Inspiração são as chaves do Sucesso Profissional.