JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Ágape

Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas por esse amor divino.

Deus é amor. A criação do mundo e do homem é um acto contínuo de amor. É por isso que o profeta Isaías traz essa revelação tão essencial:

“Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica tranquilo, pois estou contigo, (...).(Is 43, 4-5b).”

A palavra de Deus traz-nos essa revelação. Deus ama-nos. Deus aprecia-nos. Valemos mais do que reinos e nações. Aqui não se trata de pessoas que vivem em reinos e nações, mas de poder. O poder do amor de Deus pelos seus filhos é maior do que qualquer outra forma de poder.

Uma mulher, um homem, valem mais do que o exercício de poder sobre todo um reino. Ou, em outras palavras, o poder só se justifica se tiver como preocupação central a pessoa humana. O poder não pode ter um objectivo em si mesmo. O seu objectivo tem de ser o cuidado, o respeito, a caridade para com quem mais precisa. Madre Teresa de Calcutá, a mulher plena de Amor e cheia de poder, ensinou-nos em oração e acção. É seu, este poema da paz:

O dia mais belo? Hoje

A coisa mais fácil? Equivocar-se

O obstáculo maior? O medo

O erro maior? Abandonar-se

A raíz de todos os males? O egoísmo

A distracção mais bela? O trabalho

A pior derrota? O desalento

Os melhores professores? As crianças

A primeira necessidade? Comunicar-se

 O que mais faz feliz? Ser útil aos demais

O mistério maior? A morte

O piorr defeito? O mau humor

A coisa mais perigosa? A mentira

O sentimento pior? O rancor

O presente mais belo? O perdão

O mais imprescindível? O lar

A estrada mais rápida? O caminho correcto

A sensação mais grata? A paz interior

O resguardo mais eficaz? O sorriso

O melhor remédio? O optimismo

A maior satisfação? O dever cumprido

A força mais potente do mundo? A fé

As pessoas mais necessárias? Os pais

A coisa mais bela de todas? O amor

O amor é a coisa mais bela de todas, porque o amor é acção. O amor é cuidado. E Deus ama-nos. E o Seu amor dá-nos a paz quotidiana, como diz o poema.

Um dos livros mais vendidos no Brasil, é o do Padre Marcelo Rossi, que trata no seu magnífico livro "Ágape" este tema de forma profunda, natural, estética e amorosa. Podia ser considerado um breve tratado do amor de Deus. Para quem tem a mentalidade distorcida e ignorância instalada na mente, cuja visão é literal, de 45 graus acerca da vida, do mundo e do eterno, não leia. Fatal atracção da ignorância pela ignorância. Com as devidas adaptações bíblicas e de crença, o que está escrito não é usual em tais círculos. Só por isso terá valido a pena. Recomendo a sua leitura a quem acredita que existe um Deus, que derrubou barreiras entre pessoas, religiões e credos porque, só valem no final dois mandamentos, que são acerca do amor. Todas as igrejas, independentemente dos credos, as propagam em doutrina, mas no geral na prática lançam-nas debaixo das pontes. Não são biblicamente igrejas de Cristo, muito menos esposas ou noivas. Trazem, na prática mais confusão ao mundo e às mentes, que luz. Como membro honorário das Associações de Igrejas Luteranas e da Igreja Luterana da Finlândia, não me encontro comprometido com doutrinas de nenhuma igreja. Comungo numa e estou submetido a uma autoridade espiritual conforme mandam os Evangelhos. O compromisso único, é só com Cristo. Que me desculpem quem pensa o contrário, pois não é bíblico e não procede de Deus, apesar de toda a verborreia que possam dispender.

Jorge Rodrigues Simão, 14.10.2010
Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

coimbra_iii.jpg