JORGE RODRIGUES SIMAO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Quem muito fala, muito erra

Multis lingua nocet: nocuere silentia nulli

FALAR ESTÁ NA MODA

“Discutir” serve só para agitar o ar.

“Actuar”, em transformação, requer acalma e concretização.

Nunca se falou tanto como na nossa época. Jamais uma avalanche tão imponente de palavras vazias, inúteis e sem sentido tinha caído sobre as pessoas. Todos querem “participar”, mas poucos têm algo que dizer, porque poucos são capazes de atingir o silêncio e o esforço necessários para a “reflexão”.

O nosso mundo tem absoluta necessidade de pessoas calmas, simples e amáveis que nos negócios te atendam com um sorriso, que não percam a paciência defronte dos balcões de atendimento, que ao conduzir não se comportem de forma agressiva, que não a tomem contigo quando cometes um erro.

Sê prudente nos teus juízos. As palavras são armas potentes que podem criar dano. Que a tua língua não se burle de ninguém. Que a tua boca não despreze ninguém. Uma palavra dura, uma palavra forte pode arder muito tempo no teu coração e deixar uma cicatriz.

Aceita que os outros sejam “outros”, que pensem diferente, que façam diferente, que sintam diferente e que falem diferente de ti.

Nas tuas conversas sê generoso e indulgente. As palavras devem ser “luzes”. As palavras devem reconciliar, acercar, pacificar. Quando as palavras se convertem em “armas”, brigamos como inimigos.

A vida é demasiado breve e o mundo é demasiado pequeno para convertê-lo num campo de batalha.

“Senhor, ajuda-me a não abrir a boca antes de saber o que tenho que dizer. Amém”.

 

Share

Pesquisar

Azulejos de Coimbra

coimbra_iii.jpg

Citações e Provérbios

"Be faithful to that which exists within yourself."
Andre Gide

Visitas